Vale ou não a pena - A Mentira

via café com filme

Então caro leitor, você já foi alvo de fofocas? Bem, para quem já foi, sabe como algo assim pode ser destrutivo. Alguns até falam para não ligarem para os boatos, mas o filme que vou falar hoje prova como isso pode dar errado.

Vamos falar sobre o filme

via Toda Teen

Emma Stone (a Gwen Stacy de "O Espetacular Homem-Aranha") interpreta Olive, uma garota que para não ir a um acampamento com a melhor amiga, porque julgava os pais dela muito estranhos, inventa que vai sair com um cara que faz a mesma faculdade do irmão dela, personagem que nem sequer foi apresentado no filme e talvez nem exista na história. Na segunda-feira seguinte, a amiga dela quer saber como foi o encontro, e se tiveram relações sexuais. Olive, tentando mascarar ainda mais a mentira, diz que sim, mas ela não contava que a informação se espalharia pela escola, o que fez a moça ser vista como a "Galinha" do colégio.

Mas a história não para por aí não, depois ela ainda ajuda um amigo gay dela a parar de sofrer bullying por causa de sua sexualidade. Como? Fingindo que dorme com ele em uma festa. O que era para ser uma caridade, se transformou em um negócio, porque todos que sabiam a verdade queriam pagar por "favores", o que fez a reputação da moça ir de mal a pior.

Um tiro saindo pela culatra 

via filmes e games

Lembro de uma vez que me disseram que se não desse importância a um bullying, ele pararia, ou se até mesmo comprasse a ideia, poderia deixar a situação mais agradável. Nunca concordei com isso, e o filme me provou que eu estava certo. Olive decidiu adotar a falsa imagem, e isso transformou a vida dela em um verdadeiro inferno. Todos queriam "favores", e ninguém nunca chamava a garota para um encontro real. Sem falar nos olhares tortos que se dirigiam a ela no corredor, nas acusações falsas e amizades desfeitas por causa de uma única mentira.

Mas o que mais me chamou a atenção foi a ingratidão que ela recebeu ao longo da trama. Ela ajudava as pessoas a terem uma reputação melhor em troca da deturpação da própria imagem, e quando a situação complicou para ela, as mesmas pessoas que ela ajudou viraram as costas, destruindo de vez a moral da personagem.

Vale ou não a pena

via Cineclick

Esse filme engana de primeira, passando a ideia de ser mais uma comédia adolescente, e não deixa de ser isso mesmo, só que com baita conteúdo adicional. Um discurso sobre o perigo de boatos, e até uma exploração desse lado podre das pessoas, que gostam de julgar, apontar o dedo, corrigir sem ter moral para isso, entre outras coisas que só assistindo para entender. 

Então, quando você estiver procurando um filme para ver no final de semana, dê uma chance para A Mentira, que está disponível no Amazon Prime.

Comentários