Vale ou não a Pena - Pantera Negra


Em Fevereiro tivemos a estreia de Pantera Negra nos cinemas, arrecadando milhões só no primeiro final de semana. É quase unanimidade a boa qualidade do filme, que já está sendo considerado um dos melhores do Marvel Studios. Mas será que o filme é tão bom assim mesmo?! Eu gostaria de falar nesse texto o que mais me chamou a atenção no longa. Só vou avisando que terá alguns Spoilers.

1- Positivo: Filme representativo (1,0)


O filme tem um discurso muito forte sobre desigualdade racial. A personagem de Lupita Nyongo fala logo no começo que muitas pessoas que estão fora de Wakanda sofrem com pobreza, enquanto eles vivem em uma utopia, e que o rei deveria ajudar seus "irmãos" fora de seu reino. Essa questão está completamente presente em diversos pontos da historia.

2 - Positivo: Killmonger (1,0)


Esse discurso social fica ainda mais evidente quando aparece o Killmonger. Um vilão que tem as características que torna muitos ícones da cultura pop marcantes: A frieza e imponência. Ele reforça a ideia de desigualdade quando demonstra suas motivações, que retoma a discussão que falei no tópico anterior, de que enquanto Wakanda é um paraíso, todas as pessoas negras sofrem ao redor do mundo. Claro que ele é um assassino extremista, e muitas questões pessoais estão envolvidas, mas ele traz uma carga racial muito grande.

3 - positivo: Política (1,0)


 Se for listar o que eu mais gostei, colocaria as questões políticas e culturais abordadas, como imigração, golpe de estado, lealdade, questões éticas, etc.

4 - Positivo: A ambientação (1,0)


A Ambientação é muito bem feita, trazendo mais diversidade ao universo Marvel, assim como Guardiões da Galáxia. Além de sempre estarem mostrando os costumes locais ou como vivem as tribos que formam Wakanda, que por sua vez, é visualmente linda.

5 - Positivo: A batalha final (1,0)


Está entre as melhores e mais surreais que eu já vi em um filme da Marvel. Com direito a naves, explosões de energia, reviravoltas e até rinocerontes montados.

6 - Negativo: Garra Sônica (0,0)


Eu achei o Garra Sônica, personagem de Andy Serkis,  completamente mal aproveitado. Tudo bem ele servir de apoio ao Killmonger, mas poderiam tê-lo deixado vivo para uma sequência. No final, ele foi apenas mais um contrabandista contratado.

7- Neutro: M'Baku  (0,5)


 Enquanto um manda bem, mas é descartado como se não fosse nada, o outro personagem, chamado M'Baku, nem sequer pode ser considerado um vilão, sendo que nas HQs ele é um dos inimigos do Pantera Negra. Mas como ele tem algumas participações que ajudam a trama progredir, eu vou considerar essa parte como neutro.

8- Neutro: Piadinhas (0,5)



Contudo, eu fiquei incomodado com a fórmula Marvel, cheio de piadinhas (algumas até fora de hora). Não é algo que eu ache negativo, já que até dei risadas com algumas delas, mas acho que isso tornou o filme menos sério. 

9 - Neutro: CGI não muito convincente (0,5)


Uma coisa que eu vi muita gente reclamando, mas não me incomodou, foi o CGI dos personagens. Sim, eles demonstram ser um boneco digital em algumas cenas, e coisas como Chroma Key e Captura de movimentos ficam evidentes. Mas como eu nunca me importei com nada disso, vou dar um neutro.

10 - Positivo: As mulheres de Wakanda (1,0)


O que seria de um rei sem sua guarda pessoal. Isso não muda em Pantera Negra, principalmente quando falamos da capitã Okoye, que demonstra imponência e habilidade de uma guerreira digna de liderar um exercito, mesmo que isso vá contra a vontade de seu coração. Outro ponto alto também é Shuri,  irmã de T'chala, que esbanja inteligencia e carisma


Nota 7,5 : Vale a pena 


Enfim, eu não achei que esse é o melhor filme da Marvel, apenas um filme bom,  principalmente que ele ainda segue a fórmula Marvel, que  o deixou meio "Feijão  com Arroz". Mas as coisas que listei acima realmente me agradaram muito, sem contar que os atores, principalmente o Michael B . Jordan, mandam bem demais.

Comentários