Vale ou não pena - Dark


Hoje eu vou fazer uma lista diferente, ou melhor, dando uma nova cara a minha série "Vale ou não a pena". Só que dessa vez, vou dar uma nota para os 4 tópicos, sendo 2,5 para positivo, 1,0 para o neutro e 0,0 para o negativo, totalizando 10 pontos caso todos sejam positivos. Para o veredito, nota 5 ou maior valeria a pena e menor não valeria a pena. E para começar, quero fazer sobre a série alemã Dark.

1 - Suspense (Positivo 2,5 pt)


Diferente de tudo que eu já tenha visto, Dark tem aquele tipo de suspense que te prende pela complexidade. Mas diferente da maioria das séries, que conforme a trama avança tudo passa a fazer sentido, Dark vai te confundindo cada vez mais, te deixando com mais dúvidas e fazendo cada descoberta ser uma "explosão de cabeça" diferente.

2 - Eles não perdem tempo com coisa inúteis (positivo 2,5 pt).


Isso é um faca de 2 gumes, porque se não desenvolver um "background" para os personagens, o expectador não se importa com eles, o que faz a produção sofrer críticas negativas. Mas se você ficar fugindo demais da trama principal para contar historias de personagens isolados faz com que tudo se torne desinteressante. E Dark consegue fazer isso, claro que ele constrói alguns personagens, mas ele não se aprofunda demais, principalmente porque isso entregaria muitas coisas do mistério que está sendo desenvolvido.

3  - Sequência desnecessária (neutro 1,0 pt).


A  trama gira em torno, não só de uma, mas de 3 linhas temporais distintas. Acontece que as duas apresentadas (1986/2019) mostra o mesmo núcleo em idades diferentes (claro né!). Isso é apresentado tela dividida com cada personagem ficando ao lado de sua versão no passado. Isso não é uma coisa ruim, mas fiquei pensando que se a revelação de quem é quem fosse apenas através de diálogos e flashbacks teria um impacto maior.

4 - A historia não conclui (negativo 0 pt.).


Uma mania que a Netflix tem é não querer  terminar suas historias. Certo que isso é uma jeito de fazer a pessoa não perder o interesse, mas pode ser um tiro que sai pela culatra. No meu caso, é muito ruim, porque eu fiquei os 10 episódios ansioso para descobrir quem era o vilão, como ela fazia isso e por quê, e ninguém me explicou nada. Eu acho que uma historia deve ser terminada, se quiser, podem colocar uma gancho para a nova temporada, mas conclui a primeira antes.


Nota: 6  - Vale a pena  

Nenhum comentário:

Postar um comentário