Porque Pantera Negra é considerado o primeiro filme de herói negro

Cinepop

Pantera Negra estreou e já está sendo divulgado como o primeiro filme de super-herói negro produzido. Mas os fãs mais antigos sabem que falar isso é um exagero. Essa informação não está errada, porém não está completamente certa, sendo tudo questão de interpretação, que eu vou tentar explicar aqui, mas de acordo com as minhas interpretações.

Heróis negros em filmes antigos

plano critico
Quando ouvimos alguém falando que "Blade mandou lembranças",  esquecemos um ponto crucial: A trilogia do caçador de vampiros não é tão influente nessa geração. Diferente do rei de Wakanda, que atinge um público que tem em média de 5 a 20 anos.

Levando em conta a idade do público, podemos presumir que eles  também não conhecem tão bem filmes como Spawn: O soldado do inferno, Steel: O homem de aço, estrelado por Shaquille O'neal (que não foi nenhum sucesso de bilheteria ou crítica), Blankman, paródia desse universo de heróis estrelado por Damon Wayans (o eterno Michael Kyle de Eu, a Patroa e as crianças) e o Homem- Meteoro (que eu só conheço por causa de um DVD que vendia no Extra do shopping da minha cidade quando eu era criança). Além de já serem filmes antigos que não tem o mesmo êxito alcançado por Pantera Negra.

E os heróis recentes?

trecobox
Sim, a geração 2000 cresceu vendo heróis como John Stewart, Vixen, Cyborg, Tempestade, Máquina de combate, Luke Cage, Raio Negro, Falcão e Super-Choque. Contudo, James Rhodes e Sal Wilson são coadjuvantes, enquanto Cyborg, John Stewart e Tempestade fazem parte de equipes multirraciais, e todos eles nunca tiveram um background explorado no cinema de um jeito mais profundo.

 Super-choque, Luke Cage e Raio Negro foram explorados (e ainda estão no caso de Raio Negro), além de serem protagonistas. Mas temos que levar em conta que ambos são séries, e isso não tem um alcance ou influência tão forte quanto um Blockbuster. Principalmente quando se trata de Super-Choque, que além de ser uma animação, já está meio antigo.

Enfim, Pantera Negra é o primeiro FILME de herói negro dessa geração. E como falaram em um grupo do Facebook, o filme retrata o negro como um rei, Inteligente, a frente de uma nação extremamente desenvolvida, com capacidade de mudar o mundo, e isso sim é algo inédito no cinema moderno de super-heróis. 

Comentários