Remake - 5 Referencias culturais em Kamen Rider Gaim

Compartilhar:


No final de Setembro de 2014, uma das melhores séries da franquia Kamen Rider (e que ninguém colocava fé) chegou ao seu fim dando espaço para o "cara dos carrinhos". Porém, ninguém esperava que uma trama em volta de um garoto que usava o poder das frutas para desafiar outros dançarinos, guardasse referencias mitologicas e até mesmo religiosas muito conhecidas por todos. Preparei essa lista para comentar essas referencias, mesmo que elas sejam poucas...




1°Feudalismo e shogunato



A trilha sonora de Gaim fala que "estamos novamente na era sengoku", o que não deixa de ser verdade, pois esse período foi marcado por guerras de clãs para tomar o poder do país. Na série, as equipes de dança viviam disputando quem liderava o ranking da cidade, sem contar que Zawane funciona como um feudo comandado pela Yggdrasil.

2° O portal para o inferno

Nem te falo oque essa crack parece
Não, a idéia não é dar uma de religioso bitolado (sem ofensas) e dizer as mensagens subliminares escondidas no tokusatsu, mas sim, a referência sobre a mitologia nórdica.

 A floresta de Hellheim que era ligada às cracks aos Invés, leva o mesmo nome do inferno nórdico, sendo um dos 9 mundos. O lugar era governado por Hel, que dá nome ao mundo, alémde ser o lar dos fantasmas que morreram sem glória, doentes ou de velhice. Hellhaim 

3° A arvore da vida (agora privatizada)



A empresa Yggdrasil, responsável por manter a cidade de Zawane segura e responsável por quase todas as conspirações da série, não é nada mais que outra referência ao folclore da Escandinávia. Do mesmo jeito que a corporação de Ryoma Sengoku devia cuidar das necessidades da população, a Yggdrasil original dava suporte aos nove mundos que compõe nossa realidade. Para quem lembra do filme do Thor de 2011, em uma cena o protagonista explica tudo para Jane Foster. Sem contar que a árvore já apareceu no anime Cavaleiros do Zodíaco, no filme "A batalha dos Deuses"

4° O fruto Dourado


Aqui, as crenças da mitologia nórdica e da  religião cristã se cruzam. O fruto dourado, muitas vezes chamado de fruto proibido, causou uma disputa entre os Riders principais. O lendário fruto era oque dava poderes e imortalidade aos deuses de Asgard nos contos, Sem contar que Adão e Eva foram expulsos do paraíso por causa de um certo fruto proibido...

5° Paraíso perdido: Citações bíblicas 

releitura de Adão e Eva
Jaspion foi um dos poucos (senão o único) que fez referências à Bíblia em sua trama, até agora. Outra explicação para os pontos acima, se encontra no primeiro livro do antigo testamento. Hellheim é nada mais que o paraíso. Adão era responsável por dar nomes aos animais e cuidar do Jardim do Éden. O fruto proibido foi comido por Eva que foi convencida por uma serpente e a partir daí, o pecado surgiu. Em Gaim, Mai e Kouta depois de se apossarem do fruto dourado, tem a oportunidade de moldar a realidade segundo a vontade deles - Kouta decide fazer isso em outro planeta. Dj Sagara é a personificação Hellheim e pode se transformar em uma serpente. Uma das frases ditas por ele para Kouta é "sede fecundos e tornai-vos muitos", a mesma dita por Deus quando criou o mundo. E o mundo que foi tomado pela floresta antes da terra, foi destruído por causa do uso errado do fruto. É praticamente a mesma historia, porém adaptada e com os eventos fora de ordem - a inspiração é tão forte que Sagara chega a citar Adão e Eva em um episódio.


Se você lembra de alguma outra referencia, mostre nos comentários, e não se esqueça de me seguir nas redes sociais para não perder nenhuma postagem.

Nenhum comentário