Vamos falar sobre Godzilla (1954)


Godzilla, esse nome é conhecido em uma boa parte do mundo. Uma popular franquia japonesa que se tornou um ícone da cultura pop mundial. Mas você sabe aonde começou tudo isso? Foi em um filme de 1954, que eu tive a oportunidade de assistir e poder falar sobre ele nesse texto.

O Filme


A história começa quando dois barcos são destruídos em alto mar. O que já era ruim só piorou quando um vilarejo da área litorânea foi destruído. Enquanto as autoridades se convenciam de que se tratava de uma catástrofe natural, as pessoas falavam de um avistamento de um monstro colossal chamado pelos mais velhos de Godzilla, uma criatura criptozoologica que pode ter sido tirada de seu habitat devido aos testes nucleares realizados no pacífico.

Com certeza o filme envelheceu muito, já que esta cheio de coisas que não funcionaria muito bem hoje em dia. Por exemplo, quando uma das protagonistas decide contar sobre a arma capaz de deter o monstro, temos um Flashback que repete a cena inteira. Isso sem contar com personagens rasos e uma trama bem arrastada, o que faria a produção ser bem criticada hoje em dia.


Contudo, nada disso impediu que fosse um dos filmes mais emocionantes que eu já vi. Fico imaginando quando os expectadores viram aquele monstro em ação naquela época, o quão amedrontados que eles não ficaram, sem contar com as cenas fortes mostradas, devido a destruição causada pela criatura. Situações comuns em zonas de guerras, que poderiam deixar pessoas mais sensíveis com um coração apertado, principalmente que o filme foi lançado apenas 9 anos depois da queda da bomba em terras orientais. O filme deixa a mensagem das consequências da irresponsabilidade do ser humano.

Enfim, Godzilla merece o status de clássico que leva, e mesmo com todas as limitações da época, merece ser apreciado.

Imagens: Behance, Wikimedia Commons, Godzilla Wikia

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...