Vale ou não a pena: Sonic Mania


Quem é Gamer hoje em dia toma personagens como Kratos, Nathan Drake e Gerald como referência do mundo dos games. Muitos ignoram, ou mal conhecem, personagens clássicos como Donkey Kong, Kirby, Alex Kidd e Sonic  (Mário ainda é popular ¬¬). No caso do ouriço alguns criticam por não terem vivido a era 16-bits ou por não aceitarem a pegada moderna da franquia, ficando só no saudosismo (ou no preconceito mesmo), falando que a melhor época do personagem foi no Mega-Drive. Pensando nesses babacas consumidores, em agosto foi lançado o  título Sonic Mania, trazendo de volta o estilo noventista do personagem, juntando tudo que aqueles tempos tiveram de melhor na mitologia dele. Eu fui um dos sortudos que pode jogar logo no lançamento e agora estou trazendo as coisas que gostei e não gostei nesse título.


1 - Positivo: Visual melhor



Os gráficos são praticamente os mesmo da época do Mega-Drive, porém, com as cores mais vivas e chamativas do que das do Sonic 1. E diferente da geração dos 16 bits, as animações também são melhores, por exemplo, quando sonic olha para cima é mais fácil de se ver sua expressão facial, assim como quando ele se move é uma animação muito mais nítida do que estávamos acostumados. Mas o que realmente me chamou a atenção foi o reflexo deixado para trás quando o Sonic corre em super velocidade, lembrando um pouco o Flash ou o Mercúrio (no X-Men Evolution).

2 - Positivo: Nostalgia



Sonic Mania traz de volta fases antigas, como Green Hill, Oil Ocean, Chemical Plant, entre outras coisas, além de adicionar fases novas, sendo algumas esquecidas pelo desenvolvedores antigos. Junto com elas, os monitores estão presentes com praticamente todos os escudos dos clássicos e os mesmos robôs também.

Amy Rose não está no jogo, pelo menos não a original. Durante uma das batalhas com o Eggman, ele lança uma "mini-amy" no jogador, junto com "mini-eggmans", com as maquinas usadas na fase Marble do Sonic 1 e Esmerald Hill de Sonic 2.

De todas as referências, eu amei quando Knuckles encontra com Heavy King tentando roubar a Esmeralda Mestre, e através de um balão de pensamento, ele se lembra do fim de Sonic & Knuckles, onde Eggman tenta roubar a esmeralda e o eletrocuta.

3 - Positivo: Diversidade



Uma vez me falaram que o jogo do Sonic só serve para correr, mas quem conhece o personagem sabe que não é verdade. Sonic Mania diversifica bastante nas horas dos Boss, como na segunda fase que a batalha ocorre em um jogo de Tetris, ou melhor, de Robotnik' Mean Bean Machine, onde você deve combinar feijões de cores iguais para eliminá-los da tela antes que lotem o quadro. Também teve em uma batalha que acontece ao inverso, ao invés de Eggman estar na "nave", quem a controla é o Sonic, que deve tirar o vilão da água para causar dano. Isso tudo quando se trata do arqui-inimigo do ouriço, porque também tem outros vilões com habilidades diversas que requerem uma estratégia diferente para serem vencidos.

4 - Positivo: Escolha de personagens



Sonic, desde seu segundo jogo, esteve (na maioria das vezes) sempre acompanhado de seus companheiros, como Tails e Knuckles. Cada um tem uma habilidade diferente que o ajuda a seguir o caminho de uma maneira diferente. Enquanto Sonic preza pela velocidade, Knuckles pode escalar paredes, podendo se esconder de ataques, alcançar lugares mais facilmente do que o Ouriço, além de quebrar paredes sem a necessidade de pegar velocidade. Já Tails pode explorar melhor os estágios devido a sua capacidade de voar.


5 - Negativo: Não tem save por estágio



Isso foi uma critica que não é necessariamente minha, mas foi algo que me incomodou também. Quando você desliga o vídeo-game, ou dá Game-Over em determinada Tela, e você está na segunda parte daquele estágio, terá que jogar tudo desde o começo do mesmo. Não é algo necessariamente ruim, mas se foi difícil chegar até ali, se prepara porque vai ter que sofrer um pouco mais.

Vale a pena SIM



Nos últimos 10 anos a franquia Sonic recebeu muitas criticas negativas de pessoas que achavam que o personagem não tinha um bom título  desde o Mega-Drive. Eu enxergo Sonic Mania como um presente, tanto para os fãs nostalgicos de longa data como para esses chatos que sentem falta da geração 16-bits, já que temos uma nova história se passando em um universo completamente clássico, que foi ampliado da melhor maneira possível.

Imagens: Sega, Microsoft, recanto do dragão, Engadget, Game Informer


5 melhores Batalhas de Sonic Mania


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...