10 Coisas que você talvez não saiba sobre Ultraman



Em cada gênero existente no mundo, sempre tem uma obra que se torna a referência. No caso dos Tokusatsus podemos dizer que o gigante de Luz, Ultraman é a referência mundial. Sucesso em diversos países, essa franquia com mais de 50 anos é lembrada por diversos fãs saudosistas, além de ser constantemente referenciada em diversas obras como filmes, animes, etc.

Depois de anos escrevendo, finalmente vou falar, não sobre alguma série específica, mas sobre a historia desse grande (desculpe o trocadilho) Super-Herói que também fez parte de minha infância e foi um dos responsáveis pela minha paixão por Tokusatsus. Vale ressaltar que para fazer o texto, usei como base o livro da Editora Estrondo, escrito por Danilo Modolo, do canal Tokudoc no Youtube (veja o link). Claro que dei uma passada por cima das informações mais interessantes que encontrei na leitura, se quiser ver mais coisas ou se aprofundar, sugiro que compre o livro.

1 - A primeira aparição do herói foi no teatro



Quando a série Ultra Q chegou ao fim, a Tsuburaya criou uma "pré-estreia" para o novo show que estaria por vir: Ultraman. No caso, o primeiro episódio não havia ficado pronto e eles precisavam de algo para tapar o buraco da programação. Então criaram essa peça de teatro de ultima hora para apresentar o herói ao público e dar tempo para o primeiro episódio ficar pronto.

2 - A roupa do herói

Bin Furuya era o dublê por baixo da mascara

Como na época a TV era em preto e branco, a primeira versão da roupa do herói era completamente cinza. O vermelho seria adicionado depois para destacar o uniforme, assim como a luz no peito que se tornaria uma marca registrada da franquia.

3 - Versões da fantasia



No total, a roupa teve três versões. A roupa era tão apertada que o dublê tinha que se envergar, por isso Ultraman ficava naquela posição. 

A primeira mascara tinha um aspecto mais alienígena, mas com traços humanos. Essa mascara se deteriorou por causa das lutas e derreteu devido ao calor dos refletores, sendo substituída no episódio 13. Já a segunda era mais lisa e tinha algumas diferenças no capacete. O problema é que ela foi roubada do set junto com a roupa e nunca mais foi vista. E por fim, a terceira roupa teria uma mascara que daria um aspecto mais humano ao personagem e mantinha a característica lisa da segunda versão. O sapato também foi separado do resto do tecido e feito de couro, deixando o dublê se movimentar melhor. Essa roupa foi descartada no fim da série.

4 - Sorriso Budista



O design da boca da mascara do personagem teve inspiração em uma estatua  da divindade budista Maitreya ou Maitria, também conhecida como Miroku Bosatsu.

5 - O nome Ultraman



É normal que obras sejam reescritas em suas concepções de personagens, tramas e afins. No caso de Ultraman não é diferente. Antes de ter esse nome, cogitaram chamar o personagem de Bemular, Woo (que foram utilizados por monstros nas séries posteriormente) e Redman King (que viria a ser outro herói da Tsuburaya anos depois, além de também nomear um monstro da série de 66, o Red King). No fim, ficou Ultraman mesmo, que é a junção de Ultra (por causa do Ultra Q, a série anterior) e man de Homem.

6 - Crossover com Godzilla?!



No episódio 10, conhecemos o monstro Jirass, que nada mais é que a roupa do próprio Godzilla usada anos antes no filme do lagartão, mas com barbatanas. O próprio nome Jirass é um diminutivo de Godzilla, mas com dois "s" a mais por causa da sonoridade.

E por falar em nomes, o nome Gojira (pronuncia japonesa de Godzilla) é  a junção de Gorira que significa Gorila e kujira que significa baleia, tudo isso para mostrar a monstruosidade da criatura.

7 - O encontro com Kamen Rider



Apesar de serem de produtoras completamente diferentes, o Kamen Rider e Ultraman já se encontraram em um especial comemorativo de aniversário. Lançado em VHS no Japão em 1993, e posteriormente lançado em DVD e Blu-ray, o especial trazia um documentário, curiosidades, entrevistas e comparações entre as franquias. Também tinha um episódio (não canônico) onde um monstro e um ciborgue se fundiam e enfrentavam o Kamen Rider Ichigou (que ficava gigante sem explicações) e o primeiro Ultraman, terminando com um aperto de mão entre os heróis enquanto toca a musica de Kamen Rider Black ao fundo.

8 - O Mangá



Em 2011  foi lançado o Mangá ULTRAMAN (grafado em maiúsculo mesmo) que trazia um final alternativo a série. Na trama, O filho de Shin Hayata, Shinjiro, tem força e resistência Sobre-humana por ser o filho do Ultraman original, mesmo sem saber. Contratado pela patrulha cientifica, ele usa uma armadura (só que em tamanho humano mesmo), enfrentando criminosos alienígenas infiltrados entre os humanos.

O mangá foi lançado por aqui ano passado, e sinceramente, eu acho a historia sensacional, mas ta mais para um  Kamen Rider do que Ultraman. Além do fato de usar uma armadura e nunca ficar gigante para enfrentar kaijus (que também não existem no mangá), temos um enredo com mistério, conspirações, e mais de um Ultraman (Seven, Ace também tem suas novas versões aqui) gerando rivalidade entre eles. Não querendo criticar, só que essa obra deixou a essência do Ultraman um pouco de lado, mas é questão de opinião.

9 - Um herói de verdade



Também em 2011, A Tusburaya Pro criou a "Fundação da Família Ultra". Uma organização beneficente com o intuito de ajudar pessoas carentes ou vitimas de desastres, entre outras coisas. Segundo a Fundação, cada funcionário e colaborador tem a missão de trazer de volta o sorriso das crianças o mais rápido possível.

O site para doar e conhecer é: http://ultraman-kikin.jp/

10 - Não é Ultra a toa


Só para terminar, Ultraman pode ser considerado um dos heróis mais poderosos que existem. Ele tem 40 metros de altura, aproximadamente uma força de 100 mil toneladas, além de conseguir atingir a velocidade supersônica de Mach 5 no ar e 450 KM/h no chão. E isso tudo é só uma fração de suas habilidades.


imagens: Cool Ass cinema, Pinterest, Kyoto Jornal.org, Ultra Wikia, Eltigris, My Anime list, tokusatsu japan.info., Estronho.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...