Vale ou não a pena - Denji Sentai Megaranger

Devianart

"Que surpresa, o mundo está ficando cada vez mais louco".
Não, essa frase não está descrevendo o nosso cenário mundial, pelo menos não de propósito.  É penas um trecho da abertura de Denji Sentai Megaranger, o sentai que inspirou Power Rangers no Espaço, que assim como sua versão americana, também é considerado um dos melhores programas do gênero daquela década. Particularmente, eu achei uma série simples demais, e me perguntei se tinha base para ele ser considerado um dos melhores. Então, fiz essa lista para mostrar os pontos positivos e negativos que eu encontrei na série:

1 – Tema (negativo)


Quando soube que a versão japonesa de Power Rangers no Espaço tinha como o tema realidade virtual, fiquei pensando em como conseguiram se distanciar tanto do original. Até eu assistir Megaranger e perceber que não tinha muita saída mesmo. Tirando o fato dos personagens serem um jogo de vídeo-game que ganhou vida, e os vilões saírem de um tipo de "digimundo", o seriado lembra tanto realidade virtual quanto VR troopers, ou seja, quase nada. Na verdade, o fato do robô ser uma nave, ter uma base na lua e o vilão ser de outra dimensão, acho que o tema espacial se encaixaria melhor.

2 – Protagonistas (positivo)



Novamente comparando a Power Rangers, esse sentai é próximo de sua versão gringa devido a abordagem de adolescentes no colegial. As equipes sempre foram compostas por pessoas jovens, mas nem sempre eles tem uma abordagem "pé no chão" como esse aqui. Os protagonistas estão no ensino médio e enfrentam problemas comuns dessa época, como vestibular, vida amorosa, responsabilidades, atividades escolares, etc.

Aliás, a série coloca o Megared como o mais irresponsável da turma. Claro, ele ainda age como um líder na maior parte do tempo, mas sempre tem que ser corrigido pelos outros colegas ou pelo mentor deles.

3 – Vilões (neutro)


Apesar de termos o Jabius, que deveria ser o vilão principal, mas depois aparecer tão pouco, você esquece que ele está na série, e o Doutor Henelleer, que seguram a trama até o ultimo minuto para depois jogar tudo na tela de uma vez, os subordinados destes caras impedem esse tópico de ser negativo (Exceto Shibolena, ela não é ruim, mas também não brilha tanto assim).

Entre os lacaios podemos citar Yugande, que tem um certo charme e inocência em relação ao que já estamos acostumados. Em contrapartida temos o Girrel, que além de ter um visual assustador e uma baita imponência,  é aquele tipo de vilão que adoramos odiar. E por falar nos vilões...

3 -Nezirangers ( positivo)

créditos na imagem

Não podemos esquecer de Jaden Sentai Nezirangers, que quebraram aquele tabu de "gêmeo malvado", sendo personagens mais complexos. Primeiramente, eles usam um protótipo recusado dos trajes dos Megarangers, e ao invés de serem estudantes revoltados (como pensei que seriam), eles são monstros do Império Nezirejaa.

Em segundo lugar, eles são tão bitolados na ideia de derrotar o seu equivalente no grupo adversário, que a maior arma usada contra eles foi a estratégia de separá-los e derrotá-los individualmente.


5 - Final (positivo)


Diferente dos heróis americanos , os japoneses nem sempre se importaram tanto com as identidades secretas de seus heróis, com exceções de alguns. Aqui as identidades são tão bem guardadas, que todo o arco final foi voltado para as consequências de se ter seu alter ego revelado. De um jeito que quase nenhum tokusatsu mostrou, os vilões fazem ofensivas mais diretas colocando pessoas próximas aos protagonistas em perigo, além mostrar a revolta dos civis em relação aos Megarangers, algo meio Guerra Civil, X-Men ou Superman do Zacky Snyder.

Conclusão: Vale a pena


Sim! De todos os sentai que assisti, se aproxima bastante da premiada série dos Power Rangers, com adolescentes que tem que conciliar sua vida pessoal com a vida de super-herói. Com personagens interessantes e mais fáceis de se identificar, que quebram estereótipos comuns do gênero, além de passarem por situações que todos já passaram pelo menos uma vez na vida. Então, eu não sei se é um dos melhores sentais, mas com certeza é um dos mais divertidos.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...