Vamos falar sobre Jovens Guerreiros Tatuados de Beverly Hills


Quem tem média de 25 anos de idade pegou o fim da era de ouro dos tokusatsus no Brasil e o começo da era do animes na TV. Infelizmente, quando os Tokus originais estavam se despedindo, as versões americanas (Vulgo "sabanizadas"), começaram a dar o ar de sua graça ao público iniciante que não aproveitou muito os heróis "made in nihon" na nossa grade televisiva (eu fiz parte dessa geração).


Sabanizada = Power Rangers!

Com o sucesso da Turma da Alameda dos Anjos, Saban decidiu fazer outras cópias  adaptações com séries japonesas (como VR Troopers, Bettleborgs, entre outras). Mas como todo projeto de sucesso, Haim Saban também ganhou concorrentes.

O Tokusatsu mais estranho já criado na face da terra

Acreditem, é Bizarro, mas quando a gente é criança não liga muito para tosquisces. Antes de começar a Tacar pedras dar a minha opinião, é melhor falarmos um pouco da trama para quem não lembra ou nunca ouviu falar.

Quatro Jovens de  Beverly Hills (nãaaao diga :d) foram reunidos por Ninbar (uma gelatina de outra dimensão) para se tornarem guerreiros poderosos que defendem a dimensão paralela da ameaça de Darth Vad... que dizer Gorganos (pelo nome, parece mais um personagem do Castelo Rá-tim-Bum) e seu assistente... uma gralha falante (mais alguém lembrou de Castelo Rá-tim-bum) que pretendiam... Imagina o que?!
Nytron, o "Zord" deles

Depois da transformação (que acontecia quando eles subiam em plataformas na base de comando e gritavam seus nomes heróicos), os Guerreiros intitulados "Sentinelas Galáticos" ( até que o nome é legal, mas então por que o título do seriado é tão grande e  tosco ?) se transformavam em gigantes e podiam invocar armas para destruir o inimigo, e ainda tinham um robô de luta intitulado Nytron, invocado quando colocavam seus braços em forma de quadrado.

Um fato curioso é que as tatuagens de Centauro e Apolo eram respectivamente Sagitário e Aquário, provavelmente um  erro dos criadores da série.

Agora vamos por pingos nos I...

A série tinha um ponto legal, como o fato de Gorganos querer conquistar a terra por ter uma grande concentração de portais interdimensionais (os heróis usavam eles para chegar ao centro de comando do Nimbar) dando fácil acesso a qualquer parte do universo. As tatuagens também davam um ar de novidade (nenhum tokusatsu usou isso até hoje) e os nomes dos protagonistas também eram estilosos (Scorpions, Taurus, Centaurus e Apollo), mas não basta ter uma boa formula  nas mãos, tem que saber usar. 

O antes e o depois
Para começar: Por que um Robô Gigante se os  4 já eram gigantes? Isso mostra que série foi criada para rivalizar com Power Rangers e não para ter "vida própria". O primeiro monstro era o ninjabot, que apesar do nome era um samurai gigante (exemplo de burrice) e a maioria dos monstros eram toscos (bem que ninguém pode reclamar disso em tokusatsu nenhum). Outro fato é que todos depois da transformação ficavam bombadões e suas roupas lembravam mais um lutador de Wrestling do que um herói de Tokusatsu.

Lembro de já ter lido sobre a série ter sido inspirada no Super Sentai Battle Fever J, mas como o contrato da Toei estava com Saban, eles não puderam editar a série japa como os outros 98% dos Tokusatus  americanos fizeram (sim existia um Toku 100% americano além desse que não usava cenas editadas e não tinha inspiração oriental, mas essa já é uma outra historia que pretendo falar depois). Voltando ao Battle Fever,  não sei se é verdade, mas os trajes  de Battle Fever J lembram bastante os Sentinelas Galáticos. 


Mera coincidência?!

Exibido entre 1994 e 1995, foram feitos 40 episódios e logo após foi cancelado  (acho que preferiam o horário político). No Brasil, o SBT queria rivalizar com a Globo e trouxe a série que foi reprisada durante uns 6 anos (por que ninguém seguia o exemplo da manchete?! Opção não faltava). 

Em Suma, a série era mal feita, os pontos fracos ofuscavam os poucos pontos fortes,  sem contar a falta de vergonha na cara, pois lembrava power rangers em muitos aspectos, e... era legal, eu curtia e brincava de Sentinela Galático. Ué, nostalgia não faz mal a ninguém. :d

Imagens da Internet.


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...