Vale ou não a pena: Colossal


Você já ouviu falar do filme "Colossal"?. O longa traz Anne Hathaway como Glória, uma garota que depois de ser expulsa da casa do namorado devido a problemas com bebidas e farra, decide voltar para sua cidade natal, onde começa a trabalhar no bar de um ex colega de escola, Oscar (Jason Sudeikis) . Se sua vida já não estivesse uma bagunça, ela descobre ser responsável pelo controle de um monstro gigante, na Coréia do sul. Mais tarde descobrimos que Oscar controla um robô gigante.

Eu fiquei sabendo desse filme através de um site sobre tokusatsu, e quando soube que estaria nos cinemas brasileiros, eu fiquei muito ansioso para ver. Mas assim como aconteceu com "7 Minutos depois da Meia noite", só teve poucas sessões na cidade inteira, e o pior, nem sequer se deram o trabalho de dublar. Mas como fiquei meses esperando a estreia, peguei o metrô e fui a um cinema localizado em um shopping voltado a uma classe mais alta do que a minha (me deixando bem envergonhado, em um lugar onde o cinema tem cardápio e serve desde sanduíche até vinho, além de parecer um bar classe alta). E depois de sanar a vontade, vim compartilhar a competição de pontos positivos e negativos para ver quem é que vai definir a obra.


1 – Positivo: Trama sobre Alcoolismo

Rotten tomatoes

Quando você vê essa sinopse já pensa que teremos um filme sobre Kaiju, com aventura, ação, Sci-Fi. Mas de tudo isso, você não pensa que é uma analogia ao alcoolismo. Os ataques acontecem quando a personagem está bêbada, o que dá a ela um motivo para lutar contra o habito de beber.

2 – Negativo: Enredo confuso demais

Twitter Oficial do filme

Apesar do "plot" ter me agradado, me entregaram uma obra que ninguém acertou o gênero de fato. Primeiro parece uma comédia romântica, depois parece um filme de monstro, daí vira um drama, tem hora que parece suspense, e ficamos nesse looping até o final.

3 - Negativo : O monstro mal aparece

Youtube

Isso tudo sem contar que a trama do monstro é tão jogada de lado, que tudo funciona bem sem ela. O que deveria ser o tema principal do filme fica meio gratuito, sem contar que eles não explicam nada. Até quando ela e o cara que controla o robô saem no soco no parquinho, a luta dos gigantes na Coreia nem se quer é mostrada (e seria épica), deixando a entender que aquilo nunca foi um filme de monstro e foi vendido errado.

4 - Positivo: Nada de romance forçado

imdb

Dizem que o romance nos filmes é necessário  para aumentar audiência e humanizar os personagens. Mas de uns tempos para cá, alguns longas tem deixado isso um pouco mais de lado, ou implícito, comparado ao que acontecia antigamente. Aqui existe o romance, Glória chega a flertar, e até a dormir  com um dos personagens, porém, nada fora de contexto ou com foco maior do que foi preciso.

5  - Negativo: Final nada convincente


Lembra quando eu disse que o filme parece uma comédia romântica, mas depois vira um suspense e fica sombrio em algumas partes? Então, Oscar parece ter um interesse na protagonista, além de se tornar o robô gigante que acompanha o monstro da Coréia. O problema é que no 3° ato do filme ele vira um cara completamente possessivo e começa a perseguir a garota, se mostrando o grande vilão do filme. 

No final, ela vai até a Coréia, no mesmo lugar em que o monstro dela aparece, fazendo com que o kaiju apareça no playground onde ele está, daí ela o pega e o joga para longe, em uma cena bem "Equipe Rocket". O efeito do robô sendo arremessado é legal, mas não acho que isso tenha se encaixado, principalmente que o filme se mostrou um pouco mais sério do que realmente aparentou ser.


6 – Conclusão: Não vale a pena

Rotten Tomatoes

Resumindo, Eu fiquei me perguntando: Por que ela controla o monstro? E por que o amigo dela controla um robô? Por que o parquinho está ligado com o centro comercial de Seul? E imagina só, a história não me explicou nada.  Se esse filme for visto como um filme de monstro e Sci-Fi, vai decepcionar porque ele não é isso, além de causar mais dúvidas do que qualquer outra coisa. Se for visto como uma comédia romântica, vai  decepcionar quando tudo tomar um rumo diferente, mesmo sendo um pouco divertida em alguns momentos. Se for drama, é fraco demais. E como paródia fica sério demais. Ou seja, o filme decepciona de todas as perspectivas e poderia ter sido bem melhor.












Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...