Vale ou não a pena - Sailor Moon live action


Você sabe como definir um tokusatsu?!  O nome significa "Produção de efeitos especiais". Sendo assim, qualquer coisa que tenha efeitos especiais   ( pelo menos na maior parte da produção), sendo filmes de super-heróis, monstros, terror, ou versão em Live Action de algum mangá ou anime, pode ser considerado tokusatsu. Nesse caso, fica muito mais rotulado quando a inspiração tem os moldes mais comuns do gênero, como Sailor Moon, que para quem não sabe, teve uma série Live Action em 2003/2004, que é o tema do meu review.

1 - Historia ( positivo)

Apesar das diferenças entre as adaptações, a estrutura permanece a mesma. A historia gira em torno de algum assunto cotidiano das Sailors até que a ameaça aparece, forçando as garotas a se transformarem (e pagarem calcinha) e salvarem o dia.  Eu até poderia reclamar disso, mas não só os episódios são assim desde a Manchete, como tem muita coisa interessante sendo mostrada.

2 – Visual ( positivo)


Sabe o que eu gosto nas adaptações japonesas? Eles não tem medo de fazer um filme com Cosplays. Enquanto Hollywood não coloca trajes coloridos nos cinemas por não serem realistas, aqui as moças se vestem igual aos eventos de anime. E isso não transforma tudo em Lazy Town, na verdade, elas são garotas normais em suas formas civis, sem cabelos coloridos, assumindo a forma clássica após a transformação. Os vilões também chegam a serem fiéis ao original e alguns monstros até chegam ser sombrios.


3 -  Coreografia ( negativo)

Tudo bem que coreografia nunca foi o forte nos tokusatsus, mas aqui é brincadeira, em todos os sentidos. As acrobacias e poses  até que não são ruins, mas na hora de meter porrada, elas parecem que tem medo quebrar a unha.

4 – Novas sailors (negativos)

Nessa serie foi criada a Sailor Luna, que é a luna em forma humana. O problema é que a versão humana da gatinha é muito, mas muito chata, além do principal golpe dela ser lançar doces e biscoitos no inimigo.

Cara, eles perderam a chance de adaptar a Chibiusa. Certo que explicar a personagem não seria fácil, mas nada impede que ganchos para temporadas posteriores fossem criados.

5 - Sailor Dark Mercury (Neutro)


Sailor Mercury vira a casaca e muda de lado um pouco antes da metade da série. Eu achava esse evento desnecessário, até que Sailor Dark Mercury  se mostrou bem interessante. O problema é que ela não tem motivação nenhuma, apenas mudou porque sentiu a equipe se desunindo aos poucos, e voltou porque quase matou a Usagi.

6 – Princesa Serenity (positivo)

Mas em contrapartida, temos a Princesa Serenity. Ela é completamente oposta à Usagi. A personagem não só ficava overpower nessa forma, como trazia uma carga dramática que a protagonista não tinha por sí só. Eu acho que ela é um ponto alto da série.

7 - Sailor Vênus (negativo e com  spoilers)

Eu não conheço tanto o mangá de Sailor Moon, sendo assim, eu não sei as diferenças principais das mídias. Porém, eu sempre vi a Sailor Vênus como uma das principais. Só que no Live Action, ela está tão apagada, que você esquece que as guerreiras são 5. Ela tem o motivo dela, mas não me convenceu, principalmente que ela morre antes da luta final. E por falar na luta final...

8 – O final (negativo) 

Eu lembro do ultimo episódio do anime Sailor Moon, e lembro do drama do combate entre a princesa e a rainha Beryl. No mangá, a Sailor Vênus derrota a rainha com uma espada encontrada na lua. Aqui, a rainha fica deprimida por ter perdido o amor do Endymion, e praticamente,  se mata ficando na destruição da base dela pelo cristal de prata. 

O combate final é entre as 3 Sailors restantes e a Princesa Serenity/Sailor Moon que está de TPM com as emoções descontroladas por causa da morte de Endymion e pode destruir o mundo com o cristal de prata (ela tem até Minions Acrobatas vestidos de palhaço).

9 – Luna ( positivo)

Já falamos da Sailor Luna, mas não posso esquecer de sua versão como a gata mentora de Usagi. Dessa vez, ao invés de uma gata feita 100% em CGI, temos um bicho de pelúcia falante. Além de ser mais convincente do que um gato de verdade, nos poupou de vermos algo igual o cachorro do Metalder. Obs.: O mesmo vale para o Artemis.

Vale ou não a pena?

Na verdade deu empate. Eu gostei desse tokusatsu, mas porque eu não espero nada demais desse tipo de produção, além de que eu sou um fã de Sailor Moon, então seria um pouco difícil eu odiar. Principalmente, porque o enredo é bom, com algumas boas atuações, uma boa caraterização dos personagens, e uma boa trilha sonora. Porém, Mesmo com alguns pontos altos, não é uma produção que eu indicaria para alguém - a não ser que a pessoa ame a Sailor Moon e tokusatsu.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...