Tentando entender a linha do tempo do X-Men


Depois que a Marvel fez seus filmes se interligarem, todas as outras produtoras de filmes de super-heróis quiseram seguir o modelo. Claro que a Fox já estava expandindo o universo dos X-Men, com o " X-Men Origins: Wolverine ", mas depois de primeira classe (que deveria ser um filme sobre o Magneto e depois virou um reboot, mas daí se tornou um prequel para toda a franquia) um nó na cabeça de todo mundo em relação a continuidade foi dado. Épocas, acontecimentos e até existência de alguns personagens, não eram coerentes entre os filmes, que deveriam ser uma coisa só.

Todos querem fazer igual a casa da idéias, mas ninguém fez igual a eles: Sentar e Planejar tudo.  Contudo, se pensarmos bem, talvez dê para tentar entender a linha do tempo dos X-Men, e hoje eu decidi fazer isso (e terminei com a cabeça doendo e tudo girando), então preparei essa lista para TENTAR organizar tudo em ordem cronológica, de um jeito que a Fox não fez.

X-Men: Primeira Classe


Nada mais óbvio do que começar com o filme que leva um nome que lembra o começo de uma saga. Na trama, vemos um jovem Charles Xavier procurando mutantes, até que o seu caminho cruza com um jovem Magneto procurando vingança. Ali não temos a formação da equipe, apenas um conceito do que está por vir.

X-Men: Dias de um futuro esquecido 


Temos que lembrar que os acontecimentos aqui foram mudados. Então, vamos tomar a linha temporal em que mística matou o presidente, dando inicio ao programa sentinela, o que nos leva diretamente ao...

X- Men - O Filme


Chegamos no primeiro filme dos filhos do átomo, onde Xavier já criou a sua escola, e somos apresentados a dois grandes personagens: Vampira e Wolverine. No final, o Carcaju raivoso vai atrás de seu passado, o que nos leva ao próximo item...

X-Men 2


Logicamente que agora é a vez de X-Men 2, onde foi adaptado o clássico "Deus ama, o homem mata". Considerado um dos melhores filmes da franquia, aqui foi dado o gancho para a saga da Fênix Negra, deixando os fãs loucos para ver no que ia dar. Porém...

X-Men: O Confronto Final

Essa foi a pior bomba de toda a saga. Apesar de ter uma baita luta final colocando 6 heróis contra um exército de vilões, matar personagens importantes como Ciclope e Professor x, além de jogar outros completamente de lado e não desenvolvê-los na história, como é o caso da Mística, Vampira, Psylocke, Anjo, entre diversos outros, inclusive, a Fênix Negra, foi um verdadeiro tiro no pé. Tempos depois somos apresentados ao...

WOLVERINE IMORTAL


Mas cadê o X-Men Origins: Wolverine? Olha, o único jeito de entendermos essa cronologia a partir daqui é considerar esse filme uma realidade paralela, completamente fora da linha temporal dos outros.

Pelos acontecimentos dessa produção, ele se passa algum tempo depois do item anterior, já que Logan sofre com a morte de Jean, deixando a mansão e se isolando do resto do mundo. Em uma cena pós-créditos, Charlies Xavier (no corpo de seu suposto irmão gêmeo) e Magneto aparecem avisando sobre o perigo dos Sentinelas, criados naquela vez em que Mística se tornou uma inimiga pública. Então, novamente voltamos ao...

Dias de um futuro esquecido


Ué, mas o tópico está repetido? Na verdade, lembra que eu disse que consideraríamos uma cronologia onde Mística cumpriu sua missão?! Então, Logan, após Wolverine Imortal, voltou ao passado para tentar mudar isso. Assim como é mostrado nas HQs, depois disso criou-se uma nova linha do tempo. Se analisar, qualquer filme lançado após 2014 se encaixa nessa nova linha  e outras divergências como o fato de alguns personagens terem nascido antes, é porque tudo foi "rebootado". Sendo assim, podemos encaixar filmes como Deadpool, X-Men Apocalipse, Novos Mutantes, etc. Mas existe outro ponto que pode estragar tudo até aqui, e vamos falar dele no próximo tópico.

X-Men: Apocalipse


Em X-Men: Apocalipse, Xavier finalmente criou o seu instituto e reuniu os alunos em um lugar seguro para mutantes. Aqui temos a introdução de Hugh Jackman novamente no papel de Wolverine e seu código genético é roubado na cena pós-créditos, que presume o começo dos acontecimentos de Logan, onde foi a criada a X-23. Mas vamos ignorar essa cena e tratá-la apenas como um Easter-egg (porque é isso que ela é). Devemos acreditar que é um elemento que pode ser usado em um futuro próximo, mas não que ela liga precisamente com "Logan", que também deve ser encarado como um universo alternativo e vou explicar o motivo no próximo tópico.

Logan

 Nesse filme, o personagem cita a batalha na estátua da liberdade, o que indicaria que tudo se passa naquela primeira linha do tempo. Mas se isso for verdade, como a Essex apareceu em X-Men: Apocalipse e roubou o DNA do Carcaju? E se o primeiro filme não foi apagado da cronologia, como Jubileu está nele, se estava ao lado de Ciclope e Jean em 1983? Isso é só uma ponta solta entre milhares que podem surgir. A única explicação plausível, é de que esse filme também é outra linha do tempo alternativa, talvez a mesma de X-Men Origens, ou seja, o único filme do Wolverine que está na cronologia é o Imortal. 

Enfim, essa é a minha teoria sobre a cronologia maluca desses filmes. Eu sei que continua tendo divergências e furos,  mas nem tudo está perdido. E sobre o Logan, o ideal é deixar o personagem na geladeira por um tempo até um possível reboot, porque não tem como mudar o Hugh Jackman, pelo menos não agora, já que ele foi estabelecido como o Wolverine da nova linha iniciada em "Primeira Classe". Então Fox, pare de estragar tudo, porque me deu muta dor de cabeça teorizar tudo isso aqui.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...