Conheça Corpo Fechado e a Mitologia dos super heróis

Heroic Hollywood
Eu como fã de tokusatsu sempre ouvi o argumento de que as séries são todas iguais. O herói que se transforma, o monstro da semana, etc. Eu concordo que as series japonesas seguem um certo padrão, porém, as HQs americanas também seguem. Pense bem, o acidente que cria o herói, os vilões que parecem ser o oposto do protagonista, a identidade secreta, o passado trágico  que ajuda na construção do caráter, entre outras coisas. Esse padrão seguido por heróis americanos, ou melhor, parte dele, é explorado em "Corpo fechado", que vou falar hoje.

Uma HQ bem implícita

Entertainment Weekly
De um lado temos David Dunn, um cara aparentemente normal, com problemas familiares, tentando conseguir uma vaga de emprego em Nova York. Mas, toda sua vida muda quando ele sobrevive a um acidente de trem, de onde sai completamente ileso.

Do outro lado, nós temos Elijah Price, um homem que nasceu com uma doença que deixa seus ossos tão frágeis quanto vidro. Sendo um fã árduo de quadrinhos, ele dedicou sua vida a estudar essa arte e encontrar o seu nêmesis, alguém indestrutível como David Dunn, para convencê-lo de assumir seu destino de super-herói. Se isso acontecesse, ele poderia se tornar um super-vilão e fazer com que sua vida fosse uma história em quadrinhos ( loucura não?!).

A Mitologia dos heróis

plugged
Como deu para perceber, a trama gira em torno do fato de que todo protagonista tem seu antagonista perfeito. David é o inquebrável (que é o título original, "Unbreakable") enquanto Elijah é vidro, e na cabeça dele, ambos são naturalmente inimigos.

E Como todo bom vilão, Elijah, ou Sr. Vidro, descobre a fraqueza do protagonista do protagonista, que é a água. Só que ninguém explica se é uma parada meio One Piece, ou se o David é vulnerável a afogamento e coisas parecidas.

Collider.com
Na verdade, muita coisa foi deixada em aberto durante 17 anos, como o fato de David ser o único super humano existente, ou como ele ganhou seus poderes , etc.  Muitas dessas perguntas foram parcialmente respondidas quando  o filme"Fragmentado" revelou ser uma continuação indireta de "Corpo Fechado". Talvez, em um futuro próximo, Elijah Price tente contratar Kevin  para enfrentar David (já que ele mesmo não pode), que já aceitou seu destino como super-herói.

Em suma, Corpo fechado foi o filme que apresentou um universo fantástico bem implícito que agora está se expandindo aos poucos. Tanto que muitos acharam ser um filme de terror em sua época de lançamento, além do filme todo ser mais um Thriller do que aventura ou ação, assim como fragmentado que foi vendido com um filme de Suspense/Terror (e que explodiu a cabeça de muita gente quando descobriram a ligação).

Primeiro tivemos o "Inquebrável", depois conhecemos o "Fragmentado", agora é só esperar a estreia de Glass – Vidro?! já sei até o que esperar.



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...