7 Coisas sobre a 20° Temporada de South Park


Uma das produções mais polêmicas de todos os tempos é South Park, um desenho animado para o publico adulto que  dura 20 anos. O principal tema da série é a paródia, tanto de temas sociais e situações atuais, tanto nas áreas politicas, religiosas, cultura pop, etc. Para se ter uma ideia, os produtores já receberam ameaças de terroristas por desrespeitar a sua crença. Eu nunca acompanhei South Park, pelo menos não em sequência. Mas uma coisa que eu sempre percebi é que a temporada não tinha uma trama central, sendo sempre apresentadas em historias fechadas. Porém, isso parece ter mudado na 20° temporada (apesar de eu não ter visto todas as anteriores), e... foi bem mais interessante do que tudo que eu já havia assistido na série. Então, fiz essa lista para mostrar os aspectos apresentados
 1- Cenário politico


Não fica claro logo de cara, sendo que os eleitores chamam os candidatos de Mala sem alça e Saco de m***a. Sr. Garrinson (paródia escrachada de Donald Trump) concorre com Hillary Clinton dividindo a opinião nacional, porém, quando o ex professor dos protagonistas não sabe o que vai fazer se ganhar, ele tenta convencer todos aqueles que o apoiam a se virar contra ele. Porém, o tiro sai pela culatra e o povo começa a preferir Garrison quando ele deixa esses "discursos políticos" de lado e começa a falar a "língua do povo". E por falar em trama politica, um acontecimento chama a atenção logo no primeiro episódio, que é...

 2 - J.J Abrams


Com o argumento de que o cineasta salvou as franquias Star Wars e Star Trek, o governo pede ajuda para que ele salve os EUA, dando um reboot no cenário politico do pais.

3 - Cyberbullying


Esse foi o principal tema dos primeiros episódios da temporada. Um usuário de redes sociais com o nome "Caçavagabas42", está assediando mulheres, inclusive crianças de todo o mundo. Isso faz com que todas as moças da escola acusem Erick Cartman de ser o tal Troll (que nega fortemente), causando uma grande perseguição aos garotos da escola. O que nos leva ao próximo tópico.

4 - Suicídio


Claro que a série daria um jeito de parodiar esse tema também. Quando muito jovens não aguentam a pressão do Cyber-bullying, eles tomam uma atitude drástica: SAIR DO TWITTER. Não você não leu errado, a pessoa simplesmente deixa o ultimo post de adeus e não acessa mais a conta, causando uma repercussão tão trágica quanto se ela tivesse tirado a própria vida - Só assistindo para entender.

O mais engraçado, é que as pessoas que saíram do Twitter são vistas como fantasmas, e vão para o parque. Conforme as cenas passam, dá para ver a diferença entre aqueles que ficam o tempo todo nas redes sociais e os outros, e só de pensar que é uma cena real, é deveras preocupante.

5 - Vícios


Quando descobrimos quem é o Troll da internet, começamos a perceber o quanto ele está ciente dos problemas que causa. Contudo, ele não tem força para admitir e confessar os seus erros, inclusive, mentindo para acobertar a sua própria identidade perante as pessoas próximas. Ele tem todos os comportamentos de viciado, como recaída, negação, abstinência, etc.

6 - Guerra dos sexos


Um papo que já virou tabu nos dias atuais, principalmente na internet. As garotas sofrem com o assédio provocado pelo troll, e seu ódio reflete em praticamente todos os meninos da escola. Alguns até tentam reverter a situação, mas nada parece funcionar. No fim, Butters também decide protestar contra as garotas, declarando assim a guerra dos sexos na escola de South Park.

7 - Mensagens?!


Claro que a temporada não se resume só a isso, mas foram esses temas abordados, na verdade, eu deixei muita coisa passar. Mas todos esses fatores aqui foram o suficiente para ressaltar o que eu quero, que é como toda ação tem uma reação, além de ter uma motivação por trás, como é o caso dos trolls. Além disso, qual é o limite do que é zoeira ou maldade, ou quais são os critérios de uma pessoa para julgar outras ou um determinado grupo? De todas as temporadas, eu nunca havia prestado atenção em como South Park pode nos fazer olhar o mundo a nossa volta com outros olhos.  Sempre gostei de South Park, mas pela primeira vez eu tenho argumentos para mostrar que a série é muito mais do que sexo e palavrões, mesmo achando que o humor dos Simpsons é bem melhor.


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...