Vamos falar sobre 13 Reasons Why - Os Treze Porquês


"Suicídio é para os fracos! Só fez isso para chamar a atenção! Se tivesse Deus no coração não teria feito isso! E blá blá blá... ". Isso, entre muitos outros argumentos idiotas, representa o pensamento de muitas pessoas ignorantes que consideram a depressão como frescura. Inclusive, a serie que vou falar hoje sofreu algumas críticas com esse tipo de comentário. Contudo, a própria tenta representar isso de uma maneira que você reconheça os dois lados da situação. Então, vamos conhecer um pouco sobre uma das febres do momento, a 13 Reasons Why.

Para quem só conhece a obra da Netflix, tudo começou em 2007 com o lançamento do livro que contava sobre Hannah Baker, uma adolescente que gravou 7 fitas contando as 13 razões de ter cometido suicídio. Cada pessoa que recebia o material (era um dos motivos) tinha que ouvi-lo em segredo e depois passa-lo para uma outra pessoa também citada nas fitas. Em 2011, a Universal comprou os direitos da obra, com a intenção de produzir um filme, estrelado pela Selena Gomez. Mas em 2015, a Netflix anuncia a produção de uma série, em que Selena estaria envolvida na equipe como produtora executiva ao invés de integrar o elenco (aquele cheiro de "não podemos quebrar o contrato por causa da multa", então, não tem outra explicação). A estreia aconteceu dia 31 de março pelo serviço de Streaming mais popular do momento.


13 Reasons Why não é só uma serie sobre suicídio, na verdade, é a historia de uma pessoa que assistiu alguém percorrer o caminho que leva ao fim precoce de sua vida, enquanto grita em silêncio, desesperadamente por socorro. Mas o que mais me impressionou foi a insensibilidade das pessoas ao redor de Hannah, alguns faziam coisas que remetiam ao "é só zoeira", mas que levou a menina a ser julgada pelas pessoas ao redor. Isso sem contar com aqueles, que para fugir dos problemas, abandonaram ela, ou não se importaram em ouvir o que ela tinha a dizer e deram respostas precipitadas.

Claro, também tem o outro lado da moeda,  onde ninguém queria estragar o próprio futuro ou se sentir culpado por algo tão horrível, mas isso não muda o fato do caráter de pessoas que só se importam com elas mesmas, a ponto de chegarem tão baixo. Ali fica bem claro como toda ação tem uma reação, por isso cada atitude deve ser pensada minuciosamente, e como a compreensão e companheirismo das pessoas podem salvar até mesmo uma vida. Infelizmente, muitas pessoas agem com preconceito e egoismo.

Clay e sua cicatriz que não cura nunca
"Mas além do fato de deixarem muita coisa em aberto, a série é toda perfeita?". Na verdade, tem alguns defeitos sim, que é o foco da historia. Tudo deveria girar em torno de Hannah Baker, mas parece que ela era o coadjuvante para a turma de babacas que roubam a cena durante os episódios. Minha visão apresentada no resto do texto não mudou, mas acho que tivemos pouco da protagonista, o que deixou a série meio arrastada em alguns pontos. Aliás, ainda acho que eles deixaram muita coisa em aberto no final da série, e não deram uma punição merecida para os culpados, o que deixou tudo mais romantizado e menos critico, destoando a premissa da obra.

Mesmo assim, a trama principal está bem explicada e concluída, mas acho que os elementos em aberto não são o suficiente para uma nova temporada, então espero que ele não forcem uma segunda - que no momento da publicação desse artigo, já foi confirmada ¬¬.

Enfim, 13 reasons Why é uma série feita tanto para adolescentes quanto para adultos. Bullyng, suicídio, depressão, não importa o tema abordado, o importante é absorver a mensagem. Não julgue ninguém, ouça o que as pessoas tenham a dizer e esteja disposto a ajudar no que puder, porque, como no caso de Hannah Baker, se alguém que foi tão longe poderia ter voltado atrás com tal decisão, caso não tivesse sido julgada, tivesse uma palavra amiga ou qualquer coisa que não a deixasse tão vazia. E só de pensar que tudo aquilo acontece situações reais...

Caso pretenda assistir a série, mas seja uma pessoa facilmente impressionável, eu aconselho a pensar de novo, porque pode não ser uma boa ideia. Eu por exemplo, tenho que voltar a ver super sentai urgentemente para aliviar a tensão dessa história - É sério.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...