5 Fatos curiosos de Naruto



Depois de "5 referencias mitologicas em gaim", decidi levar a frente a idéia de analisar as inspirações nas coisas da cultura pop. Dessa vez o escolhido foi o atual Hokage de Konoha, Uzumaki Naruto. confira as listas de coisas mitologicas presentes nesse mundo criado por Kishimoto.

1 - Chakra


Esse eu não vou me aprofundar muito, pois daria um artigo só para ele, porém não é dificil de entender, já que é a coisa mais comum de se ver em animes. Tanto o Ki, como o cosmo, nada mais é do que variações do Chakra.  Mas diferente dos outros exemplos, o chakra é descrito como centro de energia vital, que a partir de canais, distribui a energia para os órgãos da pessoa. Quando Naruto usa o Chakra, ele está apenas "elevando o cosmo" a partir de um ponto. Os praticantes de Yoga aprendem a usar o chakra.

Kurama





O nome Kurama é conhecido dos otakus mais antigos por causa do personagem de Yu Yu Hakusho, que também virava uma raposa. Talvez você conheça o termo Kitsune (muitas pessoas usam esse nome como Nickname nas redes sociais) que significa raposa. Também não vou me aprofundar muito no assunto, pois é tão extenso que teria que ser um artigo próprio. A lenda fala que raposas podiam assumir forma humana e eram extremamente inteligentes. Mas a característica mais marcante era a sua cauda que geralmente eram nove. Porém, o numero de caudas indicaria a idade do animal e quanto mais velha mais sabia. Outras raposas desse tipo apareciam em animes como o Pokemon NineTails ou o Vupix e no jogo Sonic,onde o personagem Tails tinha duas caudas.

Jiraya


Bicho feio esse jiraya
Quando Naruto surgiu, creio que alguns fãs com uma idade maior do que os otaku mais atuais, devem ter se familiarizado com o nome do personagem pervertido "Jiraya".  Para quem só conhece o Ero Sennin, Jiraya foi o ninja mais famoso da década de 80 e 90 no Brasil por causa do tokusatsu "Sekai Ninja  Sen Jiraya". Mas poucos sabem que o nome vem de um guerreiro folclórico japonês (que também foi citado no tokusatsu antigo), cujo o conto foi escrito no século 19 - que falarei futuramente em outro artigo. Além dele, a personagem Tsunade e o vilão Orochimaru também são baseados em personagens da historia. Mas esse conto fica para outra ocasião e o personagem que dá nome ao Orochimaru  é o próximo item.


Orochi

Referencias a Orochi são vistas com frequência, igual no jogo "The King of Fighters" e no crossover "Orochi Warriors". Mas de onde ele surgiu?!

Yamata no Orochi é uma criatura mitologica japonesa, que se assemelhava a uma serpente, com oito cabeças e oito caudas, além de ter olhos vermelhos, era tão grande que ocupava montanhas e vales inteiros e suas costas continham musgos e arvores (claro, com esse tamanho, nunca tomava banho kkk). O monstro sempre exigia o sacrifício de virgens, até se interessar pela noiva de um deus, que deu um fim na criatura e acabou se redimindo pelo seus pecados que nos leva ao próximo item.

Obs.: Maru nada mais é que um sufixo para nomes masculinos.


 Susanoo



Esse é literalmente feito de catarro, pois nasceu do Nariz do Criador do mundo. Ele foi o matador de Orochi, o que fez se redimir por seus pecados. Susanoo era um deus problemático e por causa disso, sua irmã se retirou para uma caverna... mas isso é para o próximo item.

Amaterasu




Irmã de Susanoo e portadora da lendária espada Kusanagi - presente do irmão peralta - ela é uma lagrima (ou um pedaço de remela, não sei) já que nasceu do olho de Izanagi - esses deuses tem uma reprodução estranha), e é denominada a deusa do sol ou do universo. Por causa das maldade de seu irmão, ela se recolheu em sua caverna fazendo a luz desaparecer.  As coisas apenas se concertaram com uma estrategia dos deuses do panteão japonês. Alguns escritos antigos, mostra a divindade sendo um homem.




Sharingan




Se você mora em SP (ou já teve a oportunidade de passear pelos bairros da cidade) talvez já tenha visto o "sharingan no chão" das calçadas do Bairro da Liberdade. Já tendo visto ou não, muitos ficam curiosos com os símbolos da técnica Uchiha. Quando pesquisei sobre o desenho, achei a explicação de que o simbolo seria a representação do deus do trovão japonês e até mesmo teria uma certa ligação com o satanismo, e que o simbolo seria um "666 invertido". Mas oque foi mais aceitável, é que os símbolos do sharingam, são tomoes. O tomoe é um simbolo de origem incerta, que muitos acreditam ser a divisão entre o céu, a terra e o homem. E para quem acha que desenho está relacionado apenas ao Naruto, vai tirando o cavalinho da chuva, pois o simbolo está presente em grandes corporações, no Taiko, em emblemas de família e era usado pelos samurais.



tomoe no bairro da liberdade


Se você gostou do artigo deixe sua curtida e compartilhe, se não gostou compartilhe também para os outros falarem mal junto com você.





Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...